“Estamos adentrando uma fase emque assistiremos à digitalização, virtualização e automação de praticamentetudo. Os saltos de produtividade serão colossais para os países, empresas eindivíduos capazes de absorver as novas ferramentas tecnológicas”. Com aspalavras de Thomas Friedman, o contador e administrador de empresas DorlyDickel comentou sobre a importância de adaptação, de forma inteligente, emrelação às pressões do dia a dia, durante o curso Encerramento de Balanço –ramo agropecuário promovido, nesta semana, pelo Serviço Nacional deAprendizagem do Cooperativismo de SC (Sescoop), no Mogano Hotel em Chapecó.
Segundo Dickel, é necessário serresiliente. “O próprio significado do termo ‘resiliência’ está ligado à idéiade flexibilidade, principal condição para nos mantermos no mercado de trabalhoatual”, completou Dickel.
O treinamento contou com aparticipação de 44 contadores de cooperativas da região oeste catarinense. “Oobjetivo foi atualizar e aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuamnas áreas contábil e fiscal, com a abordagem dos aspectos peculiares dasSociedades Cooperativas, revisão dos aspectos fiscais e tributários,apresentação das demonstrações contábeis e os principais ajustes de balanço”,ressaltou o coordenador de treinamentosdo Sescoop/SC, Alexandre Alves.
Os assuntos aprofundados incluíramas considerações preliminares com foco para as principais mudanças nalegislação contábil/fiscal em 2012 e o ICPC; a avaliação de ativos e passivoscom discussão da aplicação das normas contábeis do CPC, redução ao valorrecuperável de ativos – “Impairment”, ajuste a valor presente, ativosintangíveis, operações de arrendamento mercantil, entre outros. Também foramdestacados os aspectos fiscais e tributários com foco para a apuração doresultado de atos cooperativos e atos não cooperativos, ajustes no encerramentodo exercício (Lucro Real) e a tributação do ganho de aplicações financeiras;bem como a elaboração das demonstrações contábeis que inclui a abordagem dasdestinações legais e estatutárias, balanço patrimonial, demonstração das sobrasou perdas e resultados abrangentes, demonstração das mutações do patrimôniolíquido (DMPL); entre outros aspectos.