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Rússia aumenta para quase 47% participação nas exportações de carne suína em outubro (ABPA)

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Os preços internacionais de carnesuína continuam subindo e a participação da Rússia nas exportações brasileiras,também. Em outubro, a Rússia atingiu nada menos do que 46,68% de participaçãonos embarques em volume e 60,67% no valor exportado.

As vendas externas de carne suínaem outubro somaram 50.883 toneladas com uma receita de US$ 198,28 milhões.Houve queda de 2,19% no volume exportado em relação ao mesmo período do anopassado. O faturamento aumentou 38,89% e o preço médio, 42%.

No acumulado do ano, as vendas decarne suína totalizam 413.048 t com receita de US$ 1,34 bilhão, redução de6,40% no volume embarcado e crescimento de 15,58% no faturamento, na comparaçãocom janeiro a outubro de 2013.

“Vivemos uma boa conjunturainternacional para a carne suína. Com a redução da oferta no mercado externo,os preços têm mostrado uma elevação importante. Os embarques para a Rússiacontinuam aumentando. Nossa relação comercial com o mercado russo é embasada emrespeito, seriedade e fornecimento responsável de produtos com sanidadeirreparável e alto grau de confiabilidade. Mas o histórico de altos e baixos norelacionamento comercial com a Rússia, que ora abria, ora restringia suasimportações de carnes do Brasil, nos coloca em posição de cautela. De todo modo,com as vendas crescentes para aquele mercado, podemos dizer que este é o ano daRússia”, diz Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira deProteína Animal (ABPA).

De acordo com Rui EduardoSaldanha Vargas, vice-presidente de suínos da ABPA, o destaque em 2014 é aelevação de preços. No acumulado do ano, a receita aumentou 15,58% em relaçãoao mesmo período de 2013. Em outubro, o preço médio teve uma variação positivade 42%”.

Depois da Rússia, com 60,67% departicipação na receita de exportação, em outubro, seguiram-se Hong Kong, com 13,58%,e Venezuela, com 5,08%.

Rússia, principal destino: OBrasil exportou 23.755 toneladas de carne suína para a Rússia, em outubro, efaturou US$ 120,29 milhões, variação de 103,74% em volume, em relação a outubrode 2013, e de 197,66% em receita. De janeiro a outubro, o volume embarcado parao mercado russo aumentou 31,83% (153.253 t) e 94,26% em valor (US$ 682,79milhões).

 

Hong Kong, segundo mercado: HongKong segue sendo o segundo principal cliente da carne suína brasileira, eimportou 10.245 t em outubro, queda de 7,67% na comparação com outubro do anopassado. No acumulado do ano, os embarques para Hong Kong somaram 92.813 t eUS$ 231,72 milhões, redução de 9,20% em toneladas e de 5,54% em valor, anteperíodo semelhante de 2013.

Fonte: ABPA

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