As37 mulheres da Cooper A1, que participaram do Programa Mulheres Cooperativistas,têm uma nova visão da vida. Na quarta-feira, dia 15, foi o encerramento doprograma, que ofereceu capacitação cooperativista buscando sua aproximação e dassuas famílias do cotidiano da cooperativa, bem como preparar e organizar estasmulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social.
Parao coordenador do setor de Promoção Social, Lucinei Rodrigo Bohn, o curso abriunovas perspectivas às participantes. “A educação é um instrumento de mudança comportamentoe atitude. Hoje, estas mulheres são pessoas mais confiantes no convívio familiar,na comunidade e na própria cooperativa”, avalia. Segundo Lucinei, o programa formou,ainda, mulheres que agora serão multiplicadoras dos valores do cooperativismo.
Oprograma oferecido pelo Sescoop/SC, iniciou na Cooper A1 em agosto de 2014. Ocurso teve seis módulos que totalizaram doze encontros e 98 horas de capacitação.Os módulos tiveram os temas centrais: Doutrina e Educação Cooperativista; DesenvolvimentoInterpessoal e Relacionamento, Sociedades Cooperativas; Protagonismo Feminino eLiderança Cooperativista; Empreendedorismo Cooperativo e Organização do QuadroSocial.
Aformatura do programa, com entrega dos certificados, será no dia 30 de outubro,em Palmitos.
PROGRAMA
OPrograma Mulheres Cooperativistas é uma iniciativa do Sescoop/SC e iniciouexperimentalmente no ano passado, em três cooperativas catarinenses. Depois daapresentação e aprovação dos resultados obtidos em 2013, a formação foidisponibilizada neste ano para as cooperativas que demonstraram o interesse emparticipar. A Cooper A1 aderiu ao projeto e pôde convidar até 40 mulheresassociadas, esposas e filhas de associados.