comunicação Últimas Notícias

Jovemcoop debate o impacto na Propriedade Rural e nas Organizações Cooperativistas

Compartilhar

Com o tema "Gerações eImpacto na Propriedade Rural e Organizações Cooperativistas", iniciounesta semana, no oeste catarinense, mais uma etapa do Programa Juventude Cooperativista– Jovemcoop, que é desenvolvido pelo SESCOOP/SC em parceria com o InstitutoCaminhare, de Florianópolis. A formação conta com a participação de jovensfilhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) eCooperitaipu (Pinhalzinho).

A instrutora Ivonez Xavier deAlmeida ressalta que o objetivo dessa etapa é que os jovens entendam asprincipais características de cada geração e percebam que os comportamentosexpressados no presente são consequências das vivências e das experiênciaspassadas. “É fundamental que tenham consciência de que o meio social, políticoe econômico de cada período, influenciaram fortemente na construção do perfildos seus avós, seus pais e deles próprios”.

Os principais assuntos abordadosnesta aula são: as diferentes gerações: visões e valores; conflitos degerações: na família, na sociedade e no trabalho; o melhor de cada geração:aprendizagem, ensinamentos, pontos comuns; impacto na produtividade e nosresultados das empresas; e a conscientização do papel do jovem para asustentabilidade dessas e das gerações futuras.

Ivonez enfatiza que ao entenderemcomo pensa cada geração e suas contribuições para o desenvolvimento ecrescimento do país, compreenderão porque existem conflitos nas famílias, na sociedade,e nas empresas de um modo geral. Assim, ao deterem maior conhecimento sobre otema, passam a ser agentes de mudanças, responsabilizando-se pela disseminaçãodesse conhecimento junto a seus familiares. “Acredita-se que o jovem, a partirde uma maior consciência sobre o tema, possa entender seu papel no presente eno futuro da propriedade rural”, conclui.

PROGRAMAJOVEMCOOP

O objetivo principal do programaé desenvolver nos jovens as habilidades de gestão, liderança e cooperativismo,visando despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório,contribuindo para o crescimento do movimento cooperativista no País.

O programa, criado pelo SescoopNacional, é desenvolvido em Santa Catarina com 196 horas de formação. Osconteúdos dos módulos foram planejados pelas cooperativas envolvidas, com cargahorária de 16 horas cada, sendo duas aulas de 8 horas, realizadasquinzenalmente.  

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50