“Sistemasde informação cooperativistas; redes sociais (Facebook, Linkedin) e criação doblog do grupo” é o foco do terceiro módulo do Programa Juventude Cooperativista– Jovemcoop, ministrado a partir desta semana, no oeste catarinense. O ProjetoEducacional é desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo(Sescoop Nacional e de Santa Catarina) em parceria com o Instituto Caminhare,de Florianópolis.
Aformação conta com a participação de jovens filhos de associados da Cooper A1(Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho) e éministrada pelo instrutor Tiago Piccinin. Segundo ele, esta etapa visaintroduzir conhecimentos básicos de algumas ferramentas disponíveis na internetpara os participantes. “Tais ferramentas poderão ser utilizadas tanto nodecorrer do curso como no âmbito pessoal e profissional de suas vidas. Oconteúdo é trabalhado com minúcia para que todos se sintam confortáveis emparticipar”, enfatizou.
Oobjetivo principal do programa, segundo a coordenadora de Promoção Social doSescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, é desenvolver nos jovens ashabilidades de gestão, liderança e cooperativismo, visando despertar ointeresse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório, contribuindo para ocrescimento do movimento cooperativista no País.
Duranteos 12 módulos, são trabalhados os seguintes temas: cooperativismo; sistemas deinformações cooperativistas, redes sociais e criação de blog; desenvolvimento interpessoale oratória; empreendedorismo e inovação; desenvolvimento de equipe e liderança;planejamento estratégico e gestão por projetos; gestão de pessoas e gestão decarreira; gerações e impacto na propriedade rural e análise de resultados eindicadores de desempenho em organizações cooperativistas; legislação eassembleia cooperativista.
Oprograma, criado pelo Sescoop Nacional, é desenvolvido em Santa Catarina com196 horas de formação. Os conteúdos dos módulos foram planejados pelascooperativas envolvidas, com carga horária de 16 horas cada, sendo duas aulasde 8 horas, realizadas quinzenalmente.
Oterceiro módulo também está em andamento nos municípios de Canoinhas e PortoUnião, onde participam jovens filhos de associados à Cooperalfa.