“SociedadesCooperativas” foi o tema central do 4º módulo do programa MulheresCooperativistas, desenvolvido na Cooper A1 em parceria com o Sescoop/SC. Aetapa foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro, e objetivou contribuir paraum maior conhecimento das mulheres sobre o conceito, características,estrutura, funcionamento, potencialidades e desafios das cooperativas.
As aulasforam ministradas pelo graduado e pós-graduado em Cooperativismo FlavioGouveia. O presidente da Cooper A1, ElioCasarin, também participou da etapa, explicando sobre o funcionamento da CooperA1 e do agronegócio, apresentando para as participantes a estruturaadministrativa da cooperativa.
Segundo ocoordenador de promoção social da A1, Lucinei Rodrigo Bohn, o módulo possibilitouo aumento do conhecimento sobre a estrutura e os benefícios que a cooperativadisponibiliza para o sucesso da família cooperada na condução e administraçãodos negócios. “Foi uma etapa importante, visando uma participação mais atuantee compromissada das famílias na sua cooperativa,” avalia.
O programaMulheres Cooperativistas iniciou em julho deste ano, com a participação de 37mulheres cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O curso modular teráduração de aproximadamente quatro meses, e é dividido em seis etapas. Aestrutura do programa está embasada em quatro eixos temáticos principais:cooperativismo, liderança cooperativista protagonismo feminino e organização doquadro social.