Os Portos doParaná fecharam o mês de agosto com 32,2 milhões de toneladas movimentadas, noacumulado do ano. O volume é 5% superior ao movimentado no mesmo período de2013. A exportação de granéis sólidos segue sendo um dos principais destaques.
Nestes oitomeses, foram 13,2 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milhoexportados, 6,5% a mais que em 2013. Considerando os produtos de forma isolada,o grão de soja continua sendo o principal produto exportado, totalizando 7,2milhões de toneladas no período. Este volume representa alta de 16% em relaçãoà soja exportada no mesmo período de 2013.
Já o milho,no acumulado do ano, ainda aparece em queda em relação ao ano passado: foram2,1 milhões de toneladas exportadas até agora contra 2,7 milhões em 2013. Noentanto, considerando as exportações apenas no mês de agosto, foram 670 miltoneladas exportadas, quase três vezes mais do que foi exportado em agosto doano passado.
“Houve umatraso no início da movimentação do milho, causada por diferentes fatores demercado. Agora que já estamos finalizando as exportações da soja, os embarquesde milho devem ganhar mais força. Apesar dos sinais negativos da economiabrasileira e das dificuldades do setor industrial brasileiro, mantendo esteritmo de movimentação, os Portos do Paraná deverão, em 2014, romper a marca de50 milhões de toneladas movimentadas”, explica Luiz Henrique Dividino,diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Caminhões –Seguindo a alta na movimentação de grãos, o número de caminhões que chegaram aoPátio de Triagem do Porto de Paranaguá também cresceu. Foram cerca de 275 milcaminhões de janeiro até agosto, acumulando alta de 2% em relação a 2013. Valeressaltar que o uso correto do sistema Carga Online continua garantindo achegada ordenada dos caminhões, com ausência de filas nas estradas e diminuiçãodo tempo de espera para desembarques.
Equipamentos– Paralelamente ao escoamento da safra de grãos, já estão sendo montados noPorto de Paranaguá dois dos quatro novos carregadores de navios que irãomodernizar o Corredor de Exportação. O primeiro equipamento tem previsão deestar montado ainda este ano, em dezembro. O segundo, deve ficar pronto emfevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com doisnovos shiploaders.
Nesta etapada montagem, o berço ainda opera normalmente, com os equipamentos atuais (queserão desmontados). O equipamento do berço 212 tem previsão de estar pronto emabril do próximo ano. No berço 214, em junho. Desta forma, até meados de 2015,o projeto estará concluído e o Corredor de Exportação poderá operar com 30% amais de velocidade.
Fonte: APPA