comunicação Últimas Notícias

Suinocultores gaúchos definem estratégia para combater a diarreia suína (Acsurs)

Compartilhar

O Encontro Técnico sobre DiarreiaSuína Epidêmica, que acontece em Lajeado (RS), nesta quinta-feira (05.06), vaireunir especialistas para definir recomendações sobre biossegurança, paraevitar a entrada da doença no país. O objetivo do encontro é levar ao corpotécnico de indústrias, serviço oficial, cooperativas e produtores em geral,informações sobre cuidados sanitários, levando em conta especialmente o aumentode visitantes de outros países ao Brasil na época da Copa do Mundo.

A Diarreia Suína Epidêmica (PED,sigla em inglês) já provocou, em um ano, a morte de mais de seis milhões desuínos nos Estados Unidos. Um dos painéis do encontro estará a cargo domédico-veterinário sanitarista Luciano Brandalise, que acompanhou de perto asituação dos produtores norte-americanos. Brandalise afirma que a situação épreocupante. “Quando escutei a notícia pela primeira vez sobre os surtos de PEDnão acreditava que fosse tão impactante. Só estando nas granjas, conversandocom as pessoas, foi possível perceber o tamanho do problema”. A solução é aprevenção baseada em cuidados rigorosos na sanidade. “A doença causamortalidade em 100% dos leitões nas primeiras semanas de vida. Não existetratamento, biosseguridade é o que devemos praticar”.

O presidente do Fundo de Desenvolvimentoe Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber, afirma que é importantepadronizar ações e fomentar o controle rigoroso na entrada de pessoas emindústrias e propriedades, especialmente na época da Copa do Mundo, em quehaverá intensa movimentação de estrangeiros no país. “No encontro queremos queprodutores, veterinários e lideranças tenham a compreensão de que a sanidade éresponsabilidade de todos”, afirma Kerber.

Acsurs

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50