Com um mix de 800 produtos, entrecarnes de aves e suínos, lácteos e massas, a Cooperativa Central AuroraAlimentos completa, em 15 de abril, 45 anos de crescente participação nomercado nacional. A Coopercentral Aurora Alimentos é um conglomeradoagroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativasagropecuárias, consolidou-se como uma das maiores expressões do cooperativismobrasileiro e ocupa vitoriosa 3a posição entre os maiores grupos agroindustriaisdo País.
As quatro décadas e meia defundação serão festejadas na terça-feira (15), às 10 horas da manhã, com ainauguração da planta industrial de Joaçaba, que absorveu investimentos daordem de 86 milhões de reais.
No dia 15 de abril de 1969,dezoito homens representando oito cooperativas do oeste catarinense uniam-se emtorno de um objetivo comum: constituir e construir uma Cooperativa central paraindustrializar e comercializar a produção de suínos dos associados. ACooperativa Central Oeste Catarinense (hoje, Cooperativa Central AuroraAlimentos) foi fundada pelas cooperativas: Cooperativa Mista AgropastorilChapecó, Cooperativa de Laticínio Chapecó, Cooperativa Mista Xaxiense,Cooperativa Mista Lajeado Grande de Xaxim, Cooperativa Agrícola RegionalXanxerê, Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos, Cooperativa Agropecuária deSão Carlos e Cooperativa Mista Modelense.
As cooperativas de produçãoagrícola perceberam a importância estratégica da conjugação de esforços, emgrau superior, para superar a condição de fornecedor de matéria-prima a queestavam destinados os produtores rurais. Ao organizar a produção em nívelregional e obter uma oferta em escala, a Coopercentral Aurora criou as basespara a industrialização da produção gerada pelos associados das cooperativassingulares filiadas. A determinação e o arrojo dos dirigentes cooperativistas –tendo à frente o pioneiro Aury Luiz Bodanese – permitiram construir umaestrutura agroindustrial capaz de absorver, transformar e conquistar mercadopara essa produção.
Ao completar 45 anos, aCoopercentral Aurora apresenta resultados em duas dimensões. Na dimensãointerna, processa a matéria-prima gerada por mais de 62.800 famílias ruraisassociadas às 12 cooperativas filiadas à Coopercentral, garantindo renda emercado. No plano externo, tornou-se uma empresa do setor de alimentos e nãomais, apenas, de produtos cárneos, com marcante inserção nacional e crescenteparticipação no comércio internacional. Essa nova visão foi formatada noplanejamento estratégico da cooperativa e manifestou-se, concretamente, com adiversificação de seu mix de produção e o lançamento de dezenas de produtos dalinha de lácteos e pizzas, entre outras ações.
O presidente Mário Lanznasterdestaca que a Aurora e suas filiadas têm atuado também como difusora doconhecimento científico, assegurando o acesso do pequeno produtor aos avançosda pesquisa agropecuária. A proteção econômica, a atualização tecnológica e adefesa política que a Aurora proporciona ao seu universo de cooperados sãofaces da doutrina cooperativista. Graças ao cooperativismo, o campo incorporounovas tecnologias, diversificou as atividades, tecnificou a agricultura eoutras explorações pecuárias, adquiriu mais máquinas e equipamentos, automóveise utilitários, móveis e eletrodomésticos. O cooperativismo ajudou a levar aeletrificação rural a todos os recantos, garantiu assistência técnica em todasas propriedades rurais, proporcionou habitação e saneamento. Enfim, elevou aqualidade de vida da família rural.
EXPRESSÃO NACIONAL
Alguns números atestam a dimensãosocial e econômica da Aurora: receita operacional bruta anual de 5,7 bilhões dereais, manutenção de quase 22.000 empregos diretos e geração de 100 milempregos indireto, abate e processamento de 16.500 suínos/dia e de 858 milaves/dia, processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia, 22 milhões dereais de faturamento/dia, 4.400 toneladas de produtos vendidos por dia, mais de100 mil clientes no Brasil, presença em mais de 60 países.
No campo, a base produtivaorganizada pelas cooperativas agropecuárias é formada por 62.800 famíliascooperadas, entre as quais, 8.039 produtores de leite, 3.670 criadores desuínos e 2.410 criadores de aves.
A estrutura da Aurora é formadapor 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, seis unidadesindustriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos(incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), oitounidades de vendas e a sede central (matriz).
A Coopercentral Aurora Alimentosinfluencia diretamente o desenvolvimento social e econômico de mais de 300municípios brasileiros das regiões em que atua. A cooperativa contribui deforma direta na geração do movimento econômico que inicia com o produtor(fornecedor de matéria-prima), aquisição de insumos e equipamentos necessáriospara produção, estimulando as economias regionais.
Os números de 2013 atestam aimportância da Aurora para os municípios. Em razão da industrialização de aves,suínos, leite e grãos, a cooperativa alavancou o movimento econômico dosmunicípios em cerca de 2,4 bilhões de reais, contribuindo, assim, paraincrementar o índice de retorno do ICMS dessas comunidades. Esse incrementoresultou do valor adicionado da atividade agropecuária (2,4 bilhões de reais) eda atividade industrial (996 milhões de reais).
Além disso, a Aurora injetou naeconomia regional 626 milhões de reais em remuneração, benefícios e reais emencargos, durante o ano passado.
Na área social, a CooperativaCentral é mantenedora da Fundação Aury Luiz Bodanese que, em 2013, desenvolveu1.619 ações e atendeu 167.265 pessoas.
Em 2013 foram conferidos à Auroraseis distinções nacionais: Troféu Benchmarking Ambiental Brasileiro daBenchmarking Brasil – SP; Troféu Lide de Agronegócios do Fórum Nacional deAgronegócios – SP; Troféu Ponto Extra da APAS – Associação Paulista deSupermercados; Troféu Empresa Cidadã 2013 da ADVB/SC - Associação dosDirigentes de Venda e Marketing do Brasil; Troféu Responsabilidade Social 2013da ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Melhor do Paísem Gestão de Cadeia de Negócios da Revista Dinheiro Rural.