Cooper A1, Cooperativa RegionalItaipu, Cooperativa Regional Auriverde e Cooperativa Agroindustrial Alfa foramas quatro instituições escolhidas para desenvolver, em caráter experimental, oprograma JovemCoop - Jovens Lideranças Cooperativistas, desenvolvido em SantaCatarina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).Na última semana, os coordenadores das cooperativas reuniram-se em Chapecó paraalinhar as ações deste ano.
O programa dá continuidade àsatividades do programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas (Fojolico)que foi extinto em 2013, embora no oeste ainda haja duas turmas em processo definalização. Isso animou os membros das cooperativas. Gilda Valente, porexemplo, é comunicadora e coordenadora da promoção social da Cooperitaipu. Eladisse que apesar da cooperativa desenvolver projetos voltados para os jovensdesde 2003, os resultados que o Fojolico trouxe são satisfatórios para todos.“Os pais ficam contentes pela orientação adequada que os filhos recebem sobrecooperativismo e observam crescimento significativo nos jovens. Além disso, osparticipantes são capacitados e entendem as dificuldades que os pais passam nocampo. Com isso compreendem a importância da cooperação que podem praticar com ospais, o que aumenta muito o diálogo na família”, relatou Gilda.
De acordo com a coordenadora depromoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves Souza, o JovemCoop terá cargahorária menor do que o Fojolico, porém os módulos serão ministrados de formamais intensiva. Além disso, a metodologia está diferente. O seminário deabertura está previsto para maio e abordará assuntos gerais do programa.Depois, os módulos serão aplicados em 10 encontros de 16 horas cada. Dentre osassuntos abordados estarão noções de gestão financeira e de pessoas, marketing,cooperativismo, logística e operações em cooperativas e propriedades rurais,oratória, entre outros.
“O objetivo do JovemCoop épreparar os adolescentes para entender o papel deles na cooperativa e no cooperativismo.Esperamos que o jovem seja um ator fundamental na participação efetiva dacooperativa por meio do desenvolvimento pessoal dele”, comentou Patrícia. Asquatro cooperativas que aderiram ao programa realizarão as atividades emcaráter experimental. Cada uma inscreverá 30 jovens, filhos de cooperados comidade até 25 anos. Os resultados destas turmas piloto deverão ser apresentadospelo Sescoop/SC no final do ano e, a partir de então, as demais cooperativasinteressadas poderão aderir ao JovemCoop.
Em 2014, a condução dos trabalhosserá feita pelo coordenador de treinamento do Sescoop/SC, Alexandre de SouzaAlves. Ele acompanhou o início dos programas voltados para jovens,paralelamente às atividades do dia a dia. “Estarei sempre disponível. Gosto muitode trabalhar com jovens. Estou empolgado com a animação dos coordenadores dascooperativas e muito ansioso pelo resultado”, considerou.
Outra novidade deste ano é que osmódulos serão ministrados por profissionais do Instituto Caminhare – Gestão eComportamento, com sede em Florianópolis. A consultora e terapeuta PaulaFaggion Basso esteve na primeira reunião para implantação do JovemCoop no oestee disse que as equipes, das cooperativas, estão muito bem estruturadas, o quefacilitará a resolução de percalços durante o desenvolvimento do programa. “Acooperação que existe entre os organizadores será transmitida para os jovens.Ter a oportunidade de tornar os jovens mais preparados para a vida é muitomotivador”, acrescentou.