Seu Nelson Conte vive na vila São Braz, interior de Palmitos, SC, desde que nasceu, há mais de 60 anos. Administra a propriedade rural junto com a esposa Adiles Terezinha e o filho Marcelo, que está se preparando para a sucessão dos negócios. Seu Nelson, como a maioria dos amigos e vizinhos, nem pensa em morar na cidade, pois, segundo ele, nada se compara a boa vida do interior: “Aqui a gente tem tudo o que precisa para viver bem”.
Associado da Cooper A1 há mais de 30 anos, seu Nelson está comemorando junto com toda a comunidade da vila São Braz a inauguração de uma filial da cooperativa na localidade. Agora, com a proximidade da cooperativa e os produtos de primeira necessidade “em casa”, a vida fica ainda melhor, como ele mesmo afirma: “Hoje mesmo já comprei medicamento veterinário que antes teria que fazer uma ‘viagem’ especial até a cidade. Essa filial vai facilitar muito nosso dia a dia”.
A nova filial da Cooper A1 em Palmitos, na vila São Braz, foi inaugurada na sexta-feira, (15/4). Na oportunidade, associados, direção, conselho de administração, autoridades municipais, colaboradores e comunidade, prestigiaram o evento. Vinculada a unidade de Palmitos, trata-se de um ponto de vendas com linha de produtos de primeira necessidade dos segmentos de supermercados e lojas agropecuárias. Três colaboradores, incluindo o coordenador Charles Hahn, são responsáveis pelo atendimento.
Na oportunidade, o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, afirmou que o conselho de administração, ao avaliar o cenário e as oportunidades, entendeu que a agrovila São Braz tem viabilidade econômica e social, por isso, foi decido reabrir as instalações nesta comunidade. “A Cooper A1 cresceu muito, porém nunca perdeu sua essência, onde o maior patrimônio são as pessoas. A razão de existir de nossa cooperativa é levar mais qualidade de vida e facilidades aos associados e suas famílias".
Casarin citou, ainda, o fato de os associados da vila São Braz serem participativos, além da grande concentração de famílias com potencial na produção agropecuária. “Estamos servindo os preceitos do cooperativismo, acreditamos e apostando no futuro do interior”.
Já o gerente da unidade de Palmitos, Gilnei Caumo, ressaltou a representatividade da Cooper A1 na vida das famílias. “A Cooper A1 não é passageira, tem mais de 80 anos de história neste município, faz parte e está presente todos os dias na vida de milhares de famílias. Na vila São Braz esses laços ficam ainda mais fortalecidos e esperamos que, principalmente os associados, façam bom uso dessas instalações, que chega para facilitar ainda mais sua vida”.
O prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti declarou: “Podemos mensurar a importância da Cooper A1 no município de Palmitos pela geração de renda e emprego, arrecadação de impostos e preocupação com a comunidade. Sabemos o valor que esta cooperativa tem, por isso que comemoramos cada novo investimento, que significa mais qualidade de vida, tanto para o homem do campo, como para o da cidade”.
Na inauguração todo conselho de administração da Cooper A1 se fez presente, incluindo os diretores, 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri Inácio Slomski, 2º vice-presidente e gerente de cereais, Santo Tumelero, e secretário e gerente de leite, Egon Grings. Também autoridades municipais, como o prefeito de Palmitos, Norbeto Gonzatti; presidente da Câmara de Vereadores de Palmitos, Rodemar Kussler; bem como secretários municipais, vereadores, comunidade local, imprensa e associados.
Pontos de venda nas comunidades
Até meados de 2000 a Cooper A1 mantinha filiais no interior de alguns municípios, quando todas foram fechadas devido a migração de muitas famílias do interior para a cidade, tornando inviável economicamente a manutenção das mesmas. Atualmente a Cooper A1 possui duas filais em comunidades rurais, fora da sede dos municípios: em Cristo Rei, interior de São João do Oeste e na vila Bela União, no interior de Belmonte. Ambas são núcleos habitacionais rurais com grande concentração de famílias, e garantem a sustentabilidade das mesmas.
No município de Palmitos, a decisão por reinstalar um ponto de vendas na vila São Braz (haja visto que havia uma filial até 2006) é justamente por se tratar de uma comunidade que cresceu nos últimos anos, com diversificação de atividades agropecuárias e grande número de produtores, bem como de associados participativos.