“A Cooper A1 acredita que o sucesso do cooperativismo passa necessariamente pela capacitação dos associados. No caso dos jovens produtores, especialmente, pois eles estão definindo seu futuro profissional e também auxiliando na administração das atividades de suas famílias na agricultura e pecuária”. Com esta afirmação o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, abriu os trabalhos da 5ª turma do Jovemcoop, curso voltado aos jovens associados ou filhos de associados.
A atividade de sensibilização e apresentação do programa, foi na terça-feira, 29/03, em Palmitos. Cerca de 40 jovens, com idade entre 18 e 30 anos, participaram acompanhados por familiares.O Jovemcoop é um programa oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Neste ano, o curso terá um total de sete módulos: Educação Cooperativista; Comunicação e Técnicas de Oratória; Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar; Gestão Rural e 5S - Partes I e II; Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida e Liderança Cooperativista/Constituição da Comissão Juvenil. Serão 116 horas de capacitação, e a cerimônia com entrega dos certificados está prevista para novembro deste ano.
O presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, aproveitou a oportunidade para reforçar a preocupação da cooperativa com a continuação do agronegócio em nossa região: “Temos que pensar no futuro das pequenas propriedades e, por isso, nossa preocupação com a formação destes jovens. A capacitação é um dos segredos do sucesso do cooperativismo, e o que esperamos é que os jovens descubram sua vocação, sejam lideranças cooperativistas e desenvolvam seu trabalho com competência, profissionalismo e empreendedorismo. ”
As aulas da 5ª turma do Jovemcoop iniciarão no dia 12 de abril, e serão centralizadas em Iporã do Oeste, SC. O programa é administrado pelo setor de Promoção Social da Cooper A1.