A Cooper A1 participou, neste mês de março, de atividades de aprimoramento do Cooperjovem, programa voltado à educação cooperativista em escolas da rede pública. Nos dias 17 e 18 de março, esteve no 5º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, em Florianópolis, SC. Já na primeira semana deste mês, em Chapecó, do 1º Grupo de Estudos Pedagógicos Cooperjovem, de 2016.
Os cursos e treinamentos, que envolvem os coordenadores e professores das instituições da região, são continuados e têm como objetivos aprimorar e avaliar os resultados do programa. Os educadores que recebem as formações através da Cooper A1, têm o desafio de repassar e multiplicar esse conhecimento aos demais educadores e, dessa forma, oportunizar o ensino cooperativo e inserir os valores e princípios do cooperativismo no ambiente escolar das escolas em que atuam.
Cooper A1 inclui mais duas escolas no programa
A Cooper A1 inseriu, recentemente, mais duas escolas da rede pública no Cooperjovem. Ainda em fevereiro de 2016, foi realizada a sensibilização de apresentação do programa aos educadores de escolas de Riqueza, SC: o Centro Educacional Izabel Bassani, da cidade, e o Centro Educacional Nedyr Spessatto, de Cambucica, incluindo, desta forma, mais 342 alunos e 28 professores no projeto.
A Cooper A1 desenvolve o Cooperjovem desde 2010, no Núcleo Educacional Municipal Aluíno Knapp, de Palmitos; em 2015 expandiu para a Escola Municipal Gessy Spier Averbeck, de Mondaí. Com a inclusão recente de mais duas instituições de ensino, hoje, somente na Cooper A1, este programa social envolve cerca de 1.300 pessoas, entre alunos e professores. Atualmente, o Cooperjovem é coordenado pelo setor de Promoção Social da Cooper A1.
Cooperjovem em SC
O Programa Cooperjovem é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), e tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educativas em escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o Brasil. A iniciativa reforça o 5º e o 7º Princípios do Cooperativismo, almejando que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
Em Santa Catarina, o programa abrange 29 cooperativas e 89 escolas da rede pública de ensino em 59 municípios catarinenses. O programa beneficia professores e alunos da educação infantil e do ensino fundamental de todo o Estado. Legenda imagens:01: Professores das escolas da rede pública de Riqueza, SC, foram apresentados ao programa 02: 1º Grupo de Estudos Pedagógicos Cooperjovem, de 2016, reuniu educadores das escolas participantes na Cooper A103: Delegação da Cooper A1 no 5º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, em Florianópolis, SC