comunicação Últimas Notícias
15/03/2016 - EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: Cooper A1 promove curso de formação aos 150 novos cooperados líderes
Compartilhar
Os líderes da Cooper A1 são cooperados com potencial de liderança, escolhidos e indicados pelos gerentes com o auxílio do quadro social. Eles são o elo de ligação da cooperativa com as famílias associadas. Segundo o coordenador do setor de Promoção Social, Lucinei Rodrigo Bohn, a formação é fundamental para formar lideres autênticos e preparados. “O líder da Cooper A1 precisa conhecer sobre cooperativismo, ter a visão global, saber ponderar, dialogar e avaliar cenários, buscando a construção de uma cooperativa melhor e defendendo os interesses da coletividade”, diz.
Na segunda-feira, dia 14, com a presença do 2º vice-presiente, Santo Tumelero, a ação iniciou por Palmitos, para líderes de Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí; na terça-feira, dia 15, em Itapiranga, reunindo ainda Sâo João do Oeste e Tunápolis; na quarta-feira, dia 16, os líderes de Descanso se encontram com Iporã do Oeste, Santa Helena e Belmonte; na quinta-feira, em Rodeio Bonito, RS acontece a capacitação para as lideranças gaúchas, de Alpestre, Rodeio Bonito, Planalto, Erval Seco, Novo Tiradentes e Vista Gaúcha. A capacitação inicia às 9 horas, com encerramento por volta das 14 horas.
Organização do quadro social
Nova proposta começa pelos Comitês de Lideranças
Os novos líderes, que assumiram no dia 26 de fevereiro, na ocasião da Assembleia Geral Ordinária, terão incumbência até 2020. É o primeiro grupo a fazer parte da nova política interna de Organização do Quadro Social, que iniciou em 2015 e está se efetivando neste ano.
Nesta nova proposta, os líderes fazem parte do Comitê de Lideranças. Cada filial, possui um comitê local, órgão representativo com um líder para cada 50 associados. Os integrantes devem ser associados (com matrícula) segundo preza o os artigos 7º, 8º e 9º do Estatuto Social, ou seja, os indicados devem preencher os requisitos de fidelidade, a serem avaliados pela gerência de cada unidade. Os Comitês de Liderança devem garantir a participação que represente os quatro segmentos (suínos, grãos, leite e aves).
Além dos Comitês locais, existe também o Comitê Central, formado pelos conselhos de administração e fiscal, coordenador dos comitês locais, representante dos núcleos femininos e coordenador (a) da comissão Juvenil Cooperativista. Os comitês de liderança Local e Central possuem um a agenda de atividades de reunião e formação, que acontecem em nível local ou regional, dependendo da atividade a ser desenvolvida.
O presidente da Cooper A1, Elio Casarin, diz que a reorganização do quadro social partiu da necessidade de formar lideranças cooperativistas coerentes com o que determina o Estatuto Social da cooperativa, tendo a fidelidade como princípio e condição básica. “O êxito de uma cooperativa está diretamente vinculado a participação dos associados. O cooperado líder sabe que ao aderir os propósitos sociais da Cooper A1, assume então todos e quaisquer compromissos, bem como pode participar dos benefícios”. Segundo Casarin, as lideranças da Cooper A1 serão os responsáveis por democratizar as informações e ações, além de levar educação cooperativista aos associados e familiares, assegurando a efetiva participação nas atividades econômicas e sociais nos principais assuntos que envolvem a Cooper A1.
Legenda imagem:Curso de formação iniciou em Palmitos, para líderes de Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí